Considerações sobre trasportes.

Modal ferroviário(Foto de CA)
No curso de Turismo, a disciplina de transportes é muito importante para a formação do turismólogo.Como elo importante na cadeia produtiva do turismo o transporte é reconhecido como um dos fatores mais significativos para o desenvolvimento deste. A Europa permanece sendo a região mais visitada do mundo,metade de toda a receita turística global. O turismo é amplamente reconhecido pela combinação de uma grande gama de atividades econômicas e serviços que tem como objetivo atender às necessidades dos turistas. O transporte fornece a ligação essencialmente entre às áreas de destino e as de origem como cita LAMB e DAVIDSON( 2001): 
Pois o transporte é um dos três componentes fundamentais para o turismo. Os outros dois são o produto turístico (a oferta) e o mercado turístico (a demanda). Sem o transporte, a maioria das formas de turismo não poderia existir. Em alguns casos, e experiência de transporte é a experiência turística (por exemplo cruzeiros, viagens panorâmicas e patrimônio cultural, roteiros de ônibus, automóvel ou bicicleta)
Modal rodoviário(Foto de CA)
Muitos estudos e pesquisas sobre transporte abordam o tema através do enfoque econômico, operacional, organizacional e gerencial, onde o turista raramente é mencionado. Ele geralmente é substituído pelo termo passageiro. O termo não faz distinção entre as razões para o movimento dos turistas sugerindo uma relação contratual e impessoal. Porém nas empresas existe a  preocupação com o tratamento do cliente e sua experiência enquanto está viajando. O estudo da atividade turística é feito através da análise interdisciplinar. Para o estudo dos transportes em turismo, não é diferente, faz-se o uso de importantes disciplinas como: Economia, Geografia, Marketing e Gerenciamento.
Modal aeroviário (Foto de CA)

 A análise dos economistas a respeito dos sistemas de transporte turístico baseia-se  em fatores de oferta e demanda associados ao uso e provisão de diferentes meios de transporte e às implicações para o futuro. O geógrafo concentra-se principalmente na análise espacial organização e distribuição dos padrões de deslocamento dos turistas. Gerenciamento e planejamento das questões associadas à prestação de serviços. Na área de marketing tem se identificado a importância de um enfoque mais voltado para o consumidor. A preocupação com a qualidade dos serviços, principalmente no transporte aéreo. No gerenciamento o transporte turístico é visto muitas vezes como uma atividade prática e com caráter de processos, o que é fundamental para a organização, sendo que as funções de controle, liderança e planejamento são necessários para garantir umas organizações empresariais vibrante, lucrativas e funcionais.        

Porém é importante que essas contribuições estejam integradas. As tomadas de decisões das operadoras de transportes e organizações do setor público ligados ao turismo e ao transporte utilizam sempre um conjunto de princípios econômicos, geográficos e de marketing, para planejar e desenvolver serviços de transporte turísticos. Essa preocupação com a melhoria de qualidade e prestação de serviços tem efeitos positivos sobre o turismo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS