Tecnologia do Blogger.
RSS

Ainda sobre o resumo expandido

As alunas também escreveram sobre a Feira de Parangaba
Veja o resumo expandido do artigo orientado pela Profa. Célia Augusta e apresentado durante o Encontro Científico na UECE:
                       Feira da Parangaba ou Feira dos Pássaros:
Onde se encontra de tudo um pouco


Célia Augusta Lopes Ferreira (IESF/UNICE) lopes.celia@gmail.com ,Acad.Ileana Mitzi Pontes Ribeiro (IESF/UNICE) ileanamitzi@gmail.com

O presente artigo nasceu de um encontro entre alunos e professora do curso de Turismo da Faculdade UNICE – Ensino Superior. O mesmo tem como objeto de estudo a dinâmica da Feira da Parangaba ou Feira dos Pássaros, localizada no bairro da Parangaba, zona oeste da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. O objetivo desse artigo foi pontuar os elementos positivos e negativos do funcionamento da mesma situada à margem da Lagoa da Parangaba. Na feira são  comercializados vários tipos de produtos, desde frutas a produtos eletrônicos, sendo tradicionalmente realizada aos domingos. Foi observado através de algumas visitas à feira, como os feirantes se comportam quanto à higienização dos produtos perecíveis, a organização e distribuição das barracas, verificando a importância da feira para os comerciantes que negociam naquela localidade, apontado os problemas e as possíveis soluções para a melhoria. Apresentando um breve histórico do surgimento das feiras livres e sua evolução até os dias atuais. Revelando um mundo de cores, sons, aromas e sabores que se entrelaçam, descrevendo com linguagem verbal (escrita) e a linguagem não verbal (fotográfica) a rotina da feira. Conversou-se informalmente com os feirantes conhecendo a história dos mesmos. Saborear a grande variedade de frutas e guloseimas que encontra-se com um cardápio variado de comidas típicas do Ceará, é um atrativo a mais para o citadino. Essa pesquisa possui uma metodologia qualitativa onde os feirantes entrevistados contam suas experiências e sua luta diante de um trabalho que semanalmente realizam no bairro da Parangaba em Fortaleza-CE.

Palavras-chaves: Feiras livres, organização, feirantes, comidas típicas





Referências
ADERALDO, Mozart Soriano. História abreviada de Fortaleza e crônicas
sobre a cidade amada. Fortaleza, CE: Edições UFC, 1974.
PAZERA Jr., Eduardo.A Feira de Itabaiana-PB: Permanência e Mudança.
São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. (Tese) Doutorado em
Geografia Humana.
PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Époque – Reforma urbana e
controle social 1860 – 1930. Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha,
2001.
GIRÃO, Raimundo. Pequena história do Ceará.  Fortaleza,CE Edições Universidade Federal do Ceará, 1984.
MENEZES, Vicente de Paulo Lima, As feiras-livres em Fortaleza – Retrato da Polissemia Urbana Disponivel em http://www.uece.br/mag/dmdocuments/vicente_menezes_dissertacao.pdf Acesso em : 05 de setembro de 2014.
MORAIS, I. R. D.; ARAÚJO, M. A. A. de. Territorialidades e Sociabilidades na Feira-Livre da Cidade de Caicó (RN). In: Caminhos de Geografia 23 (17) 244 - 249, fev/2006. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15406/8704 Acesso em 10 de setembro de 2014
 Mota, Acy Holanda.
 Significado do trabalho entre prazer e sofrimento: um estudo com os feirantes
 da José Avelino, na cidade de Fortaleza, Ceará = Meaning or work between
 pleasure and suffering : a study with fair workers at José Avelino street fair in
 Fortaleza/CE / Acy Holanda Mota. - 2013.
 Disponivel em: http://uol12.unifor.br/oul/conteudosite/F106634193/Dissertacao.pdf
Acessado em 08 de setembro de 2014



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS