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Alunas do Turismo da Unice, participam de Encontro na UECE

As alunas do Curso de Turismo da Unice, participaram de Encontro Científico na UECE, expondo painéis com Resumo Expandido de artigo científico sob a orientação da Profa. Célia Augusta
Veja os resumos:
Um lugar de cores, cheiros, sabores e saberes: Uma análise sobre o                       Mercado São Sebastião em Fortaleza-CE

 Célia Augusta Lopes Ferreira(IESF/UNICE),lopes.celia@gmail.com,Acad.Janile da    Silva    
 Souza(IESF/UNICE) ,Acad.Vanessa Teixeira Dantas(IESF/UNICE)

A ideia desse trabalho surgiu com a criação do Laboratório de Estudos Turísticos- LET com as acadêmicas do Curso de Turismo no Instituto de Educação Superior de Fortaleza- IESF/UNICE. Defende-se neste estudo que o Mercado São Sebastião, localizado em Fortaleza, capital do estado do Ceará, é um atrativo a mais para aqueles que apreciam além do rico e variado artesanato, praias e a colorida e saborosa gastronomia cearense, um lugar onde o alimento se confunde com as relações sociais no ir e vir de seus frequentadores. É sabido que os produtos in natura, as frutas coloridas e perfumadas, as carnes e peixes expostos em um mercado provocam o estímulo dos sentidos. Além disso, ao se caminhar entre bancas e estabelecimentos de refeições no mercado, tem-se um processo de apropriação, onde você se envolve com as cores, os cheiros e ao mesmo tempo você escuta as pessoas e atua como parte daquele lugar. A escolha do São Sebastião como objeto de estudo veio do seu papel no comércio da Cidade e tem como principal elemento, a comercialização dos alimentos. O objetivo deste trabalho é compreender as variadas formas de preparo das refeições que são servidas nos estabelecimentos de refeições. Para tanto foi utilizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com aqueles que produzem as refeições e quantitativa com questionário aplicado aos que as consomem no dia-a-dia do mercado. Também foi analisado o entorno do São Sebastião, o bairro do Centro, espaço que se entrelaça com a arquitetura do mercado estudado. Quanto à percepção visual observou-se a sua importância para a análise de um conjunto espacial tendo em vista que a percepção da imagem supõe de um lado a observação e do outro, a sensibilidade do momento. Há algumas linguagens percebidas nesse ambiente de pesquisa, mas o olhar diante das cores, formas e modelos, ou seja, o visual é de impacto mais representativo na apreensão do texto como todo; para tal foi feito o registro fotográfico. O trabalho de pesquisa traz a oportunidade de se conhecer um novo espaço gastronômico e aponta novos estudos a serem explorados no universo do turismo gastronômico em Fortaleza-CE.
Palavras-chaves: Mercados públicos, gastronomia, atrativo turístico                                        

REFERÊNCIAS

BEZERRA,Luciana P, SILVA, Gleucia C.; PINHEIRO, Andréa N. Alimentos Seguros: Higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
BEZERRA, Luciane P., SILVA, Gleucia C., PINHEIRO, Andréa N. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
CASCUDO,Luiz da C. História da Alimentação no Brasil.4.edição-São Paulo: Global,2011.
LODY, Raul. Brasil bom de boca: temas da antropologia da alimentação. Editora Senac São Paulo, 2008.
LODY, Raul. Farinha de mandioca: o sabor brasileiro e as receitas da Bahia. Editora Senac São Paulo, 2013.
RENNÓ, Raquel. Do mármore ao vidro: mercados públicos e supermercados, curva e reta sobre a cidade. São Paulo: Annablume, 2006.


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