As alunas do Curso de Turismo da Unice, participaram de Encontro Científico na UECE, expondo painéis com Resumo Expandido de artigo científico sob a orientação da Profa. Célia Augusta
Veja os resumos:
Veja os resumos:
Um
lugar de cores, cheiros, sabores e saberes: Uma análise sobre o Mercado São Sebastião em
Fortaleza-CE
Célia Augusta Lopes Ferreira(IESF/UNICE),lopes.celia@gmail.com,Acad.Janile
da Silva
Souza(IESF/UNICE) ,Acad.Vanessa Teixeira
Dantas(IESF/UNICE)
A
ideia desse trabalho surgiu com a criação do Laboratório de Estudos Turísticos-
LET com as acadêmicas do Curso de Turismo no Instituto de Educação Superior de
Fortaleza- IESF/UNICE. Defende-se neste estudo que o Mercado São Sebastião,
localizado em Fortaleza, capital do estado do Ceará, é um atrativo a mais para
aqueles que apreciam além do rico e variado artesanato, praias e a colorida e
saborosa gastronomia cearense, um lugar onde o alimento se confunde com as
relações sociais no ir e vir de seus frequentadores. É sabido que os produtos in natura, as frutas coloridas e
perfumadas, as carnes e peixes expostos em um mercado provocam o estímulo dos
sentidos. Além disso, ao se caminhar entre bancas e estabelecimentos de
refeições no mercado, tem-se um processo de apropriação, onde você se envolve
com as cores, os cheiros e ao mesmo tempo você escuta as pessoas e atua como
parte daquele lugar. A escolha do São Sebastião como objeto de estudo veio do seu
papel no comércio da Cidade e tem como principal elemento, a comercialização dos
alimentos. O objetivo deste trabalho é compreender as variadas formas de
preparo das refeições que são servidas nos estabelecimentos de refeições. Para
tanto foi utilizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com aqueles
que produzem as refeições e quantitativa com questionário aplicado aos que as
consomem no dia-a-dia do mercado. Também foi analisado o entorno do São
Sebastião, o bairro do Centro, espaço que se entrelaça com a arquitetura do
mercado estudado. Quanto à percepção visual observou-se a sua
importância para a análise de um conjunto espacial tendo em vista que a
percepção da imagem supõe de um lado a observação e do outro, a sensibilidade
do momento. Há algumas linguagens
percebidas nesse ambiente de pesquisa, mas o olhar diante das cores, formas e
modelos, ou seja, o visual é de impacto mais representativo na apreensão do
texto como todo; para tal foi feito o registro fotográfico. O
trabalho de pesquisa traz a oportunidade de se conhecer um novo espaço
gastronômico e aponta novos estudos a serem explorados no universo do turismo
gastronômico em Fortaleza-CE.
Palavras-chaves:
Mercados públicos, gastronomia, atrativo turístico
REFERÊNCIAS
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